Postagens









Karolyne da Rocha é uma desenhista cristã, natural de Goiânia, que recentemente lançou a primeira parte do seu projeto chamado 'Balsamus'. Ela nos conta um pouco das suas expectativas pra história e o que a motivou a criar esse universo.






Balsamus conta a história de Reithan, um general importante do reino Anraabii, Localizado nas terras do oriente Mesurabih, nos primórdios das civilizações. Reithan e seu bando saem para fazer uma missão arriscada, mas eles estão dispostos a fazer qualquer coisa para completa-la.






OC: Como está sendo pra você a experiência de lançar o primeiro projeto pessoal?
A experiência está sendo bem positiva, confesso que dá aquele "medinho", mas o mais importante e dar o primeiro passo. Com muita oração, dedicação, estudos, e abrindo o coração para receber ajuda, o projeto tem ganhado vida. Confesso que não e fácil desenvolver um universo, background dos personagens, mas eles acabam ganhando vida própria, isso que é o mais incrível! Mas primeiramente, eu não estou buscando alicerçar essas expectativas em pessoas, e sim no Senhor. Até porque creio que é Ele mesmo que tem aberto meus horizontes, para que esse projeto possa acontecer. 

OC: É também a primeira vez que você faz um quadrinho que aborda temática cristã?
Sim, e a primeira vez! Quando eu me recordei que tinha engavetado esses meus personagens, desde o ano de 2014, coloquei em meu coração o desejo de reformular a história a qual eu pudesse encaixar aquilo que mudou totalmente minha vida: Cristo Jesus. Em passos lentos com a busca do Espirito Santo e ajuda de amigos, tenho conseguido encontrar formas de desenvolve-la. Deus é fiel e tenho aprendido muito sobre paciência, dedicação e disciplina.

OC: Você já tinha lançado ou participado de outros quadrinhos antes? Quais?
Já sim, tenho experiência com quadrinhos desde o ano de 2013;
  • LYKAN WILD (2013-2014) - Arte: Karolyne Rocha, Roteiro: Danyllo Fenix e Cenários de Ronyery Borges;
  • SMA: BROTHERS AND BRIDGE (2017) – Arte: Karolyne Rocha & Roteiro: Cayyan Costa (Menção honrosa);
  • SMA: BRIGHT AND BREEZY (2017) Arte: Karolyne Rocha & Roteiro: Cayyan Costa;
  • SPACE OPERA – A ENTREGA – Editora Draco - (2017) - Arte: Karolyne Rocha & Roteiro: Luis Carlos Oliveira Sousa;
WEBTOONS:
  • Crossing Over – (2016 – 2019) Arte Karolyne Rocha Roteiro: Paradox - F
  • Moonlitbrew – (2017 – Ativo) Arte Karolyne Rocha e Roteiro: Midnightclub 




OC: Conte um pouco sobre o universo de Balsamus e seus personagens principais.
É uma ficção que se passa na região do oriente antigo/mesopotâmia. Conta a história do protagonista chamado Reithan. Um jovem sisudo, general mercenário do grupo Kayhan. Ele carrega consigo algo terrível, consequência de atos dos seus ancestrais. Será que ele encontrará a solução para isso?

OC: Qual foi sua inspiração pra criar o universo de Balsamus? E quais foram suas maiores referências pro estilo? 
Pode se dizer que os filmes Disney (era de ouro) foram, e ainda são as minhas principais referências: o Rei Leão (1994) foi o filme que me fez despertar para o mundo dos desenhos, alguns personagens de Balsamus são inspirados diretamente nos personagens de Rei leão, como: Simba, Scar, Kovu, e Kiara. Outros títulos como A Bela e a Fera, Aladdin e príncipe da Pérsia (longa metragem).
A ideia de ter um protagonista durão veio de Guts (Berserk) e Conan (Espada selvagem). Takehiko Inoue de Vagabond também me influenciou muito em profundidade narrativa. Mas atualmente já não uso Berserk como referência, devido aos valores aplicados a obra.
Conan, de Robert E. Howard, foi a referência ao qual despertou a ideia atual de Balsamus. Os artistas que deram vida ao universo de R.H, ao qual me inspiro mais, foram John Buscema e Frazetta. Mas Balsamus não se encaixaria na categoria espada e fantasia, pois a história e bem mais pé no chão e menos "fantasiosa". Outro ao qual me inspirou recentemente foi, o filme O Príncipe do Egito (Dreamworks), Os 10 Mandamentos (1956), o Gladiador (2000), enfim, a lista de filmes é grande. Mas a essência em si do universo de Balsamus foi a Bíblia Sagrada, boa parte da jornada de Reithan será embasada em grandes homens da Bíblia como: Jacó e Moisés.
O grupo Diante do Trono também foi percursor de diversos devaneios de ideias que tive para a história, Deus possui uma forma misteriosa de trabalhar, e isso que é incrível... apenas você e Ele podem descobrir. 

OC: Pretende lançar Balsamus futuramente em formato físico?
Sim, com certeza. É uma das minhas principais metas!

OC: Como o pessoal pode apoiar o projeto?
Vocês podem estar apoiando o projeto através do seu like, compartilhamento e feedback nas fanpages do projeto (facebook e instagram). Sem o suporte de vocês o projeto não consegue chegar tão longe, afinal histórias e quadrinhos precisam ir e serem contadas!

Além disso, também na campanha do Apoia.se e ainda receber recompensas por isso!


clique aqui 



OC: 
Você teria uma palavra para novos convertidos que também são artistas?

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Como diz esse versículo, tudo tem seu tempo determinado, eu sempre medito nele porque já me inclinei diversas vezes a fazer esse projeto para agradar ao meu ego e aos homens. Deve se ter cuidado, afinal Deus que nos deu o dom de desenhar... e você como filho, precisa saber qual é a vontade do Pai. Porque a vontade dEle e “boa, perfeita e agradável Romanos 12:2”; Então paciência... leiam, meditem na palavra, estudem, e orem ao Senhor, tenho certeza de que não ganhamos esse atributo de desenho por acaso, Deus quer nos usar para sermos uma ferramenta útil em suas mãos! E claro, não subestime o estudo, estude sempre... E não fique apenas no comodismo, isso pode acabar comprometendo você e ao seu trabalho, nada cai do céu.
Uma vez eu estava criando um personagem de Balsamus, e enquanto eu o desenhava me veio uma pergunta, em mente, perguntei pra Deus assim: “Como pode um personagem, que está apenas em meu subconsciente, pode vir a existência?”
E então imediatamente senti em meu espirito o Senhor responder assim: “Você e minha imagem, e semelhança - Gênesis 1:27”. Deus criou todas as coisas, Ele e o Artista dos Artistas, Ele que nos fez a imagem e semelhança dEle, consequentemente também seremos como Ele: artistas, criando nosso próprio mundo e universo. E eu creio que Deus sim se agrada em ver o quão nós amamos criar nossos personagens e mundos. Por isso... “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. - Provérbios 16:3 “ e “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus - 1 coríntios 10:31”. E concluindo amados artistas irmãos em Cristo, tenham paciência! Exercite isso, e você será surpreendido!

Obrigado pela entrevista, Karolyne. Desejamos que essa história seja um sucesso e alcance muitas pessoas com sua mensagem!

Clique e confira o primeiro capítulo de Balsamus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]