Postagens





Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor! Romanos 6:23

Puella Magi Madoka Magica é um anime do ano de 2013. Criado pelo famoso roteirista Gen Urobochi, o enredo conta a historia de uma jovem chamada Madoka Kaname e sua amiga, Sayaka Miki, que são chamadas por um mascote fofo e uma mahou shoujo veterana- Kyuubei e Tomoe Mami, respectivamente- a salvar o mundo de uma ameaça chamada “witches”

Lá, ela conhece a misteriosa Homura Akemi, que parece ter aluma conexão misteriosa com Madoka. No inicio, o anime parece ser mais um do gênero “garota magica”, onde a protagonista e sua equipe se renuem para combater um mal em comum.




Porém, já no terceiro episódio, o espectador vê que o anime toma uma direção muito mais sombria. Dai para frente, a situação só piora e o anime se torna deveras deprimente e vazio de esperança.




Madoka, como o anime é chamado pelos fãs, trata de temas como abandono, solidão, a inevitabilidade do destino e principalmente, aquele velho conselho de “cuidado com o que você deseja”. Kyuubei,  o então fofo e inocente mascote, chama jovens garota para “lutarem contra o mal”.  Em troca de seus serviços de mahou shoujo,  o então Kyuubei realiza um desejo (qualquer um que seja). Na verdade, isso não passa de um plano maquiavélico, onde o mascote prende as almas das meninas em soul gems para para posteriormente transformar as desavisadas jovens em “witches” usando seu desespero como catalista!

De certa forma existe um paralelo muito grande entre Kyuubei e o pecado. No inicio, Kyuubei tenta convencer as garotas a realizar seus próprios desejos egoístas, não importando as consequências. E quando elas aceitam transgredir as normas (no caso do anime, vender suas almas) elas tem como pagamento o inevitável destino de, no final, virarem “witches”- um destino análogo com a morte e passar a eternidade na perdição.
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 1 Pedro 5:8



No caso de Kyuubei, o que ele queria devorar era a essência das jovens garotas. E para isso, ele vinha com uma conversinha mole, uma retórica até bem convincente e aquela promessa de falsa esperança que nunca era cumprida. Creio que a maior lição que Madoka passa para jovens Cristãos é de ser vigilante e tomar muito cuidado com as falsas promessas do mundo. Afinal, citando Tolkien, “Nem tudo o que reluz é ouro”  e, muitas vezes, o preço de ter aquela sensação momentânea de satisfação é a morte.


Cada uma delas tinha desejos específicos que são males em nossa geração:
Sayaka colocou todas suas esperanças em outro ser humano ao invés de colocar em Deus.
Sayaka queria salvar a carreira do menino que gostava. No fundo, ela pensava que iria conseguir ficar com ele se lhe fosse generosa o suficiente. No final das contas, ela acabou sozinha, pois seu amor preferiu outra menina.


A meiga Mami é a que tem um dos destinos mais cruéis…

Mami não queria morrer, e apos um trágico acidente de carro, ela deseja apenas “continuar vivendo”, uma decisão que ela mesma se arrepende. Acho o caso de Mami interessante, porque ela não fez explicitamente um contrato com Kyuubei, mas o ardiloso mascote se aproveitou de uma pequena brecha na vida da jovem. Isso parece familiar para você, jovem cristão? O inimigo de nossas almas nunca espera você deixa-lo entrar, apenas com uma pequena brecha ele já entra.



A pobre Homura tenta salvar Madoka mas nunca consegue…

Homura, que é uma das personagens mais misteriosas da trama, deseja sempre voltar no tempo para salvar sua melhor amiga, que é Madoka. Porem, ela nunca consegue, e seu destino é sempre ver Madoka morta e transformada em “witch”. Isso a torna depressiva e, no fundo, desesperada .



“Por favor, Deus…se for dessa forma que minha vida termina…”

Kyoko desejou que as pessoas acreditassem nas palavras de seu pai. Como consequência, ele descobriu o desejo da filha e creditou que as pessoas não iam lá por causa de sua doutrina, mas sim por causa de um desejo magico. Isso o fez enlouquecer e matar todos os outros membros de sua família, e isso tornou Kyoko egoísta e amarga.
Alias, Kyoko é uma das personagens mais interessantes. No anime seu pai era um sacerdote Anglicano que supostamente se desviava das doutrinas da igreja (nunca sabemos se era uma coisa boa ou ruim). [SPOILERS]Quando Kyoko morre ela pede a Deus que lhe mostre um “sonho bom”. Logo, podemos fazer um paralelo de Kyoko com jovens crentes que se desviam da graça do Senhor para depois voltar para Ele.





Mas e o desejo de Madoka?
Bom, isso continua no próximo post!
  

(!) Logicamente, Madoka tem outros temas e incentivos que não são exatamente saudáveis para jovens cristãos como apologia ao homossexualismo, entre outros. Também, não se pode confundir o sacrifício que Madoka fez com o sacrifício que Cristo fez por nos. Porém, da para tirar algumas lições e fazer paralelos entre os versos Bíblicos aqui apresentados .


Lembrem-se sempre de ter pensamento crítico e buscar o Senhor e sua vontade primeiramente! Vigiai e orai sem cessar para que Deus Se revele a vocês e lembrem-se sempre:

"Até no paraíso podemos pecar."





Por: Ieat Keyblades






9 comentários:

  1. Ótimo texto! Mas não lembro de ver apologia a homossexulidade em Madoka. Inclusive me surpreendi por ter sido o único anime de Mahou Shoujo sem apelo homossexual que vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :D
      Realmente não está explícito, mas sub entendido no 3 filme do anime pela carência das personagens.

      Excluir
    2. Ah, entendi! Ainda não vi os filmes

      Excluir
  2. poh isso é so um anime kkkkkk depende de qm vê...se vc acha que isso é do diabo vc tem pensado muito no diabo, nao? kkkk fica em foco em deus para arrumar tantas referencias pra fanatismo faz quase acreditar que vc gosta um pouquin do hellzinho e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jovem, acho q vc não entendeu q a ideia da postagem é mostrar as lições q o anime têm, e não dizer q "é um anime do diabo", pq não é vdd, é do estúdio Shaft (tá lá no wikipédia, pode ver :D ).

      Excluir
  3. Meu sonho é ver você falar sobre Kuroshitsuji ( Black Butler )

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo texto. Obrigado
    Faça um texto depois sobre Haibane Renmei.

    ResponderExcluir
  5. Que post MA-RA-VI-LHO-SO, quando eu assiti Madoka pela primeira vez, senti que tinha algum link com a Bíblia e tal, mas como estava afastada de Deus e da Igreja, nem me aprofundei, em fim, amey. O trabalho de vcs é incrível, também voto para haver um sobre Kuroshitsuji!
    Mil beijos e fiquem com Deus =)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]