Postagens


A cerca de um mês atrás estava no hype assistindo Haikyuu (que particularmente, como amante de vôlei, é um anime que eu recomendo para todos aqueles que curtem o gênero de esporte e principalmente vôlei), pois bem, e nessa jornada Otaku, rushando todos os episódios, ficando nervoso e agitado a cada jogada, me saltou algo interessante (já quero deixar claro que possivelmente terá spoiler acerca da última temporada lançada e principalmente do penúltimo e último episódio, mas tentarei não dar tanto spoiler assim, ou caso desejar, assista e depois volte ao texto).

Apenas um pequeno epítome a respeito da obra, breve e sucinto. Em Haikyuu conta a história do pequeno Hinata, garoto extremamente apaixonado por vôlei e completamente motivado a sempre dar o seu melhor na quadra, independentemente de qualquer circunstância, e seu dantes arquirrival, agora colega de time, incrível e habilidoso, porém pouco arrogante, levantador Kageyama. Juntos terão que evoluir e trabalhar em conjunto para tornar o atualmente fracassado time de volei do colégio no campeão que já foi um dia, então, os dois complementam assim, o time do colégio Karasuno, que tem como lema: Voe.



Pois bem, após essa pequena sinopse do anime, voltemos ao que eu quero trazer a vocês por meio desse texto, algo extremamente simples, porém igualmente incrível que me fez pensar durante muito tempo.


Em Haikyuu eu experimentei diversos sentimentos e sensações diante de cada desafio e situação que o time enfrentou em toda a sua jornada, desde frustração e tristeza, até alegria e um forte sentimento de superação (confesso que a superação foi o sentimento mais pertinente em toda a obra), a cada ponto feito, um sentimento de “dever cumprido”. A cada episódio podemos contemplar a evolução e desenvolvimento de cada personagem, seja ela individual ou em conjunto com o time, mas é notório que há essa evolução e amadurecimento de cada um, principalmente do nosso pequeno atacante que em todo o arco narrativo do anime, demonstra uma superação constante.

Agora quero trazer aqui os acontecimentos dos últimos episódios da quarta temporada propriamente dita, bom o inicio da quarta temporada, vemos cada membro do time de Karasuno se preparando mais uma vez para o inicio de mais um tornei. E algo interessante que notei, e posso facilmente fazer um paralelo entre a primeira e a quarta temporada é que, todos os jogadores sem exceção já encontraram a sua posição, estão mais seguros em relação a elas, e também estão mais focados em relação ao propósito que é vencer o campeonato.





Tendo isso em mente, notamos um certo amadurecimento no time como um todo, já entrosados e confiantes de suas potentes capacidades, não há mais com o que se preocupar em relação a isso. 

Durante a partida de Karasuno x Inarizaki, é notório a sede e o desejo pela vitória de ambos os times, todos os jogares extremamente entrosados, habilidosos e extremamente motivados. Notamos no penúltimo episódio, o quanto em nenhum momento houve uma certa desistência ou esfriamento em relação ao desejo ardente pela vitória. Em nenhum dos dois lados da quadra ocorreu isso.














        
A batalha só termina quando a bola cai no chão




Tudo dentro da quadra transmite, ou te leva à momentos de superação. Porém, essa superação não se diz a respeito de seu adversário diretamente, e sim superar a você mesmo, aos seus próprios obstáculos, e tudo o que você no decorrer da partida foi criando e projetando.

Enquanto a bola está no ar, significa que ainda há chances e oportunidades de vencer a competição. 

Agora mais do que nunca, quero trazer a mensagem real a respeito da epifania que tive ao assistir esse episódio, mediante a tudo o que falei aqui, e aos trechos que aqui estão. Quero te fazer refletir um pouco, se analisarmos em toda a história, de todos os grandes Heróis da fé, tratados na Bíblia, podemos notar que em todo o tempo eles tinha uma única coisa em mente, a certeza que enquanto “a bola estivesse no ar, ainda havia possibilidade de permanecer jogando”, enquanto houvesse folego em seus pulmões, os seus lábios em momento algum deixou de proclamar e propagar ao nome do nosso Deus.

Veja bem, José (texto base de Genesis capítulo 37 ao 50), tivera um sonho, foi caçoado por seus irmãos, vendido como escravo, caluniado, preso. E eu te pergunto, mesmo diante a todas essas adversidades ele se deu por vencido? Ele deixou de ir atrás da bola após uma recepção incrível do time adversário? Não, claro que não, mesmo diante de todas essas adversidades e dificuldades que assolaram a vida de José, ele não desistiu, permaneceu perseverante, tudo porque tivera um sonho, que lhe serviu como combustível para permanecer acreditando que, enquanto a bola estiver no ar, o jogo ainda não terminou.

Então te desafio nesse momento a analisar esse jogo chamado vida, a arregaçar as mangas e permanecer avançando. Tome como exemplo o time de Volei de Karasuno, e permaneça perseverante, rompa os seus obstaculos, supere os seus próprios limites e acima de tudo, 
VOE!


"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." (Tiago 1:2-4)
 
"Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:3-5)

(飛 べ 「Tobe」 - Voe)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]