Postagens

Aquele que busca ser correto para proteger.
Saudações caros otakus e irmãos(ãs) de criação (divina). Muito prazer eu sou seu mais novo anfitrião de conteúdo aqui nesse ministério de cultura pop. Sou Pierre-san a seu dispor e trarei a vocês as maravilhas do nosso Senhor dentro do segmento Tokusatsu.
O que é isso irmão? Já começou a profetizar em línguas estranhas? Talvez digam alguns desavisados.
Calma lá jovens mancebos. Deixe me explicar:
Tokusatsu é um termo específico de origem japonesa para filmes de efeitos especiais. A palavra é uma abreviação de tokushu kouka satsuei, que literalmente quer dizer filme com efeitos especiais. 
Esses filmes começaram a ganhar relevância pela inovação no uso de efeitos como o uso de maquetes, pirotecnia e modelismo. Seu maior destaque foi durante a década de 50, com o filme Godzilla em 1954. A partir de então uma série de produções envolvendo monstros gigantes e super heróis ganhou vida e muitos fãs dentro da terra do sol nascente.  

Godzilla é considerado o avô do gênero Tokusatsu. Respeita o bichão.
Atualmente o termo caracteriza justamente esse segmento de heróis japoneses. Talvez vocês os conheçam mais pelo rótulo americano de Power Rangers. SIM! a essência do seriado de heróis coloridos vem do Japão onde fazem parte de uma longa franquia conhecida como Super Sentai.

Ainda sobre essa influência no ocidente, caso você seja um pouco mais velho como eu (aqui quem fala é um dinossauro de meia idade), talvez você tenha vivido uma época de uma infância muito bem abastecida pela televisão onde diversas atrações infantis japonesas vieram a desembarcar no Brasil, como um sujeito em uma armadura prateada que, seguindo a profecia da bíblia galáctica, lutava contra um gigantesco Darth Vader que enfurecia bestas adormecidas na Terra (pra quem não entendeu a referência, sugiro que pesquisem pelo Fantástico Jaspion).
Bom você pode perguntar: "- Ah mas só tem coisa velha?"
De forma alguma e para começar meus posts a respeito disso, tratarei de um herói desse tema mais recente... bom nem tão recente mas vamos lá.


Kamen Rider Kuuga é uma série de uma extensa franquia de heróis japoneses conhecida como Kamen Rider (Cavaleiro Mascarado). Sua estreia foi no fim de janeiro de 2000 trazendo a franquia de um hiato que teve início na década de 90.
A história começa com uma expedição a ruínas antigas no Japão e um incidente ocorre no local. Tudo é registrado por câmeras e a equipe de escavação é dizimada por uma estranha entidade. Após o ocorrido e recolhendo algumas pistas, a policia detém um estranho cinto encontrado pelos escavadores. Nesse momento uma estranha criatura começa a causar terror pelos arredores. No meio do ataque o jovem Yuusuke Godai sente uma intuição de utilizar o cinto antigo, transformando-se num humanoide que consegue deter a criatura hostil que atacava. A partir daí, auxiliando a polícia, Godai se torna Kuuga, o guerreiro descrito nas antigas ruínas que defende a humanidade da raça dos Grongi que misteriosamente visam as vidas humanas numa espécie de jogo de caça.
Parece empolgante não é?
Gostaria de destacar com vocês uma das manias do herói e uma bonita lição que seu costume carrega. Yuusuke sempre parece otimista e passa confiança e disposição para resolver qualquer situação. Ele tranquiliza seus amigos sempre fazendo um sinal de “joinha” quando se encontram no meio de uma crise. Vocês sabiam que esse sinal carrega uma história profunda?


Muito se especula a origem desse sinal mas na maioria das culturas do mundo é um sinal de que um bom acordo foi formado ou que algo está bem feito.
Nos episódio 12 é explicado de onde o herói tirou essa mania. Durante o colegial seu professor tenta animá-lo após vê-lo triste pela perda de seu pai. Seu mestre então lhe ensina sobre o significado desse sinal:

Você sabe o que isso significa? (o professor lhe faz um sinal de "aprovação").
Veio da Roma Antiga. Um sinal de afirmação. Um sinal feito para aqueles que fizeram o certo.
Você deve tentar ser alguém digno disso.
Perder o pai é certamente algo triste, mas por sua mãe e o sorriso da sua irmã. Você deve trabalhar duro para preservar isso.
Torne-se um homem que sempre pode proteger o sorriso dos outros.”

Espetacular não? Podemos fazer um paralelo dessa passagem com algumas das palavras de Paulo em sua segunda epístola à Timóteo onde ele exorta que se persista no caminho da fé, buscando sempre se manter reto a fim de se apresentar imaculado para a missão do evangelho:


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.2 Timóteo 2:15


Devemos abraçar uma cruzada dentro de nossa vida nesse mundo, viver a cada dia no que for possível, com a cabeça direcionada para as coisas proveitosas que transcendem a matéria, sendo reflexo do nosso mestre, para o bem das almas e do que ainda há desse mundo que tem a misericórdia de nosso Deus para permanecer.

Obrigado pelo espaço amigos e nos vemos na próxima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]