Postagens




💬 Essa matéria é uma das matérias exclusivas que foram lançadas junto da revista digital Otaku Cristão. Confira mais clicando aqui!



O J5 Mangá conta a história de 5 jovens que são convocados por Jesus, para lutar contra Dark Prince. Diego, Fernanda, Daniel, Gabriel e Ana com a ajuda de Morning Star, vão combater o mal que ameaça a humanidade.


Igor Cicarini é pastor na Igreja Batista Lagoinha e autor do J5 Mangá, que completou recentemente 10 anos. Mas essa história começou um pouco antes disso. Com 23 anos de experiência como ilustrador profissional, o Pr. Igor Cicarini nos fala como essa jornada começou.



OC: Quando surgiu o seu interesse pelo desenho? E quando veio a trabalhar com isso?
Comecei a desenhar aos 7 anos de idade, desenhando o Popeye na frente da TV (porque na minha época não tinha internet). E aí conheci um desenho que passava na antiga Manchete, chamado Pirata do Espaço e logo depois veio Patrulha Estelar, me apaixonei pelos desenhos japoneses e desde então não parei mais. Comecei com alguns trabalhos, primeiro com publicidade desde 1993, mas nos quadrinhos profissionalmente foi em 1997. Em 1998 lancei meu trabalho a nível nacional, que foi a revista 'Caliban', do Wellington Srbek. Depois disso teve Tsunami, que foi uma revista estilo japonês/mangá, lançada aqui no Brasil junto com Roger Cruz, pra quem conhece. É um almanaque aqui da Escola dos Quadrinhos em Belo Horizonte, que foi uma compilação de vários artistas. E em 2000 fui pros EUA, onde lá eu comecei a trabalhar pra MARVEL, fiz storyboard pra cinema e por ai vai... 


OC: Como veio a conhecer a Cristo? 
Bom, minha formação sempre foi católica. Quando eu era pequeno queria ser padre, mas aí descobri que eu gostava muito de menina e tinha o celibato... Então vi que não ia dar muito certo (riso). Mas quando estava nos EUA conheci um rapaz, um brasileiro, e tinha acabado de comprar um PlayStation, a gente tinha muita coisa em comum. E ele falou "Vamos passar um final de semana lá em casa, eu divido apartamento com três rapazes lá e você dorme lá com a gente, vamos jogar futebol...". Fui lá e levei meu PlayStation. No sábado quando a gente tava lá, Jogando, era umas 5h da tarde, todo mundo começou a tomar banho, se arrumar e quando vi saiu todo mundo de terno e gravata com a Bíblia de baixo do braço. Eu falei "Nossa, cai na armadilha dos crentes...". Então eles me convidaram pra igreja, tentei dar algumas desculpas, que precisava ir embora... Mas como eu tinha falado que ia dormir lá até domingo, não tinha escapatória. E como, também fui bem tratado, fiquei constrangido em dizer não e acabei indo. Quando cheguei lá era uma Assembleia de Deus, tava tendo um congresso chamado "Congresso de Fogo e Poder", e Deus ali começou falar muito em meu coração. Na igreja tinha um profeta e eu tava duvidando dele, achando que era um ator enganando as pessoas... Então fiz 3 perguntas em meu pensamento, falei comigo "Se o Senhor é esse Deus vivo mesmo, que fala desse jeito tão audível e intimo, o Senhor vai me responder 3 perguntas...".Tinham 1500 pessoas mais ou menos nesse congresso, lá da frente esse profeta apontou o dedo pra mim e disse "Você ai! Você acabou de fazer 3 perguntas pra Deus. Vem aqui na frente que Ele vai te responder...". Ai eu fui lá na frente e Deus respondeu minhas perguntas. Aceitei Jesus naquele dia, depois disso minha vida nunca mais foi a mesma.


OC: Como nasceu a ideia do J5 Mangá? 
A ideia do J5 nasceu em 2002, logo depois que aceitei a Cristo. Porque nos EUA começou a ser publicado a Shonen Jump, em versão inglês. Fiquei fascinado por One Pice, Naruto, foi também quando lançaram Bleach e passei a conheci melhor. E como já tinha me convertido, falei " Nossa, eu queria tanto fazer algo parecido...", eu sempre gostei de desenhar mangá, queria fazer algo nessa linha mas que falasse a Palavra de Deus. E ai o Espirito Santo começou a me dar as histórias. A princípio não foi o J5, foi o 'D. Quest', que esse livro infantil que lancei recentemente, mas ao mesmo também comecei a criar algo mais na linha infanto-juvenil. Só que, como eu era de uma igreja bem tradicional, esse tipo de trabalho considerado errado, não gostavam, achavam que era coisa do "capeta" e acabei arquivando o J5 Mangá.Quando foi em 2009, eu tinha 6 meses de casado, recebi uma proposta de um agente de Nova York pra fazer uns cards do Homem Aranha. E ai eu tava desenhando e minha esposa não sabia que eu desenhava, e ela falou assim "Nossa você tem um dom maravilhoso. Por que você não desenha pro Senhor?". Então mostrei o projeto do J5, como ela é pedagoga, foi lapidando a personalidade dos personagens, me ajudando a lapidar a história e as motivações... Então praticamente o projeto é meu e dela também. Depois Deus testificou em nosso coração, pra publicarmos independente e mostrar esse trabalho pras igrejas. 


OC: Surgiram muitos obstáculos? 
Sim. Em 2009 eu fui precursor nessa área de mangá com tema cristão. Porque na verdade, até existiam alguns trabalhos, mas muito aquém de qualidade... Lancei um trabalho com bastante qualidade, e acho que foi isso que chamou muita atenção, tanto pro bem, quanto pro mal. Chamou atenção pra mal, principalmente na igreja, que não estava acostumada. Então a primeira edição a gente lançou de forma independente, quase ninguém aceitava, muito na minha igreja, Lagoinha, quanto em outras. Nós começamos a fazer igual Jesus "Se os nossos não nos receberam, então a gente vai pregar na circunvizinhança". Começamos a ligar pras igrejas, me reunia com os pastores, palestrava pra eles sobre a influência da mídia, e do porquê a necessidade de um produto assim. Os pastores começaram se abrirem e dar oportunidade, mas mesmo assim foi muita luta, porque as pessoas achavam que desenho japonês era coisa do diabo. Mas a gente conseguiu vender todas as edições, assim, no "boca-a-boca". Nós imprimimos mil revistas, na primeira edição, vendemos em um ano. No ano seguinte reimprimi a edição #1 e a #2, fomos batalhando e divulgando. 4 anos depois, em 2013, a revista chega coincidentemente pro Pr. Lucinho, pro Pr. Marcio e na Editora Betânia, foi uma "Jesuiscidência". Deus planejou tudo. Depois de 4 anos de trabalho e luta, mostrando o nosso projeto nas igrejas, a Editora Betânia nos convidou pra fazer parte do roll de autores e que queriam de lançar o J5. Ao mesmo tempo, o Pr. Marcio me chamou e falou " Oh, que benção filho, que vocês fazem parte daqui, a gente queria vocês mais atuantes. Mostrei a revista pros meus netos e eles ficaram impactados..." E a revista também chegou pro Pr. Lucinho, que mostrou pro filho dele e ficou "louco" com a história. E o Pr. Lucinho me convidou pra uma palavra no Confra Jovem. E aconteceu assim... Foram 4 anos de luta, não que a gente não tenha luta até hoje, quem nos acompanha sabe... Mas foi quando se quebraram as barreiras do preconceito, da ignorância e falta de conhecimento. Em 2013, 4 anos depois.  


OC: O J5 é mais do que um mangá, é um ministério. Quais são os frutos dessa jornada? 
Pra quem desconhece o objetivo do Ministério J5, acha que é só uma revista pra entretenimento. Como eu trabalho com isso há muito tempo, uso os mesmas táticas que a Shonen Jump usa, os mangás usam, e que são os valores universais como: Amizade, Esforço, Vitória e Amor. Só que, ao invés de levar pra assuntos que não condizem com a nossa fé, como: xintoísmo, budismo, demônios... Eu levo pra Palavra de Deus. É por isso que a criança e o jovem se identificam e gostam tanto do J5, porque são as mesmas ferramentas, só que eu trago a criança e o jovem pra Palavra de Deus. O que eu mais recebo testemunho é a libertação de crianças, no sentido de muitas crianças por terem acesso a Naruto, Dragon Ball e um monte de outros desenhos, acabam tendo pesadelos e demônios que atormentam a noite. E na primeira edição como a gente ensina que o medo é um espírito, e a gente não precisa ter medo do 'Medo', porque Deus não nos deu um espirito de medo, mas de Amor, de Coragem e de Moderação. Então o que mais recebo é e-mail de libertação, de transformação. Criança e adulto que já aceitou a Jesus através da revista. Também recebemos vários testemunhos sobre o livro ' QUE NEGÓCIO É ESSE? - Os mecanismos da Cultura Pop', de pais e líderes agradecendo, dizendo que foram muito impactados com o conteúdo, que não sabiam que tinha esse tipo de coisa e que era tão trabalhado na cabeça da criança. É muito gratificante ver os frutos, mesmo com muito choro, joelho no chão, luta e obstáculo. Mas a gente vai sempre vendo os frutos, e é isso que nos faz continuar. 


OC: O que podemos aguardar para o futuro do J5 Mangá? 
O futuro do J5 Mangá tá nas mãos do Senhor, mas tenho promessas de que vai ganhar os 4 cantos da Terra, creio nisso. A campanha do anime continua, a gente está descansando no Senhor. A Igreja ainda não entendeu a força que tem, para alcançar um bem comum, quando se une e deixa de olhar denominações. Poderia estar numa posição maior e melhor, se entendesse seu papel na Terra. A campanha do anime do J5 não arrecadou o suficiente, apenas deu pra fazer minuto de animação, mas a gente não de 1 minuto, mas não tem problema, a gente não vai desanimar não. Vai ter também o lançamento de jogo de cartas do J5, em breve, pra esse ano ainda. Tem muita coisa legal por vir. 




OC: Deixe uma mensagem para quem está começando sua obra ou sonha no futuro, criar algo. 
Acredite no que Deus te deu e nas promessas dEle para você. E se Ele te deu esse dom pra desenhar, acredite e vá em frente. Porque o que mais eu escutei na minha vida, tanto em casa quanto lá fora, seja no mundo secular ou dentro da igreja, foi que eu não servia pra esse tipo de coisa. E que esse meu sonho nunca daria certo. Que era pra eu desistir e fazer outra coisa, porque "isso de desenhar história em quadrinho não dá futuro pra ninguém". Mas, tem um porém, todo mundo acha que como está servindo a Deus as coisas "caem" do céu, mas não "caem" do céu. Tem que estudar muito e trabalhar muito. As vezes temos que abdicar de muitas coisas. Exemplo: Em alguns finais de semana você gostaria de estar se divertindo, passeando e não pode, porque tem trabalho para entregar. Nada vem fácil, não tem vitória sem esforço. Não ache que, porque você está servindo a Deus, as coisas são mais fáceis. Deus nos conhece e reconhece o nosso esforço. O nosso salário é fruto do nosso trabalho, ganhamos através do nosso suor. Deus não tem filhos prediletos. Por que Ele vai abençoar você, que não está fazendo nada, igual ao que está fazendo muito? Deus é justo. Então a palavra é: Dedicação, humildade e acima de tudo, obediência ao Senhor. Mas não desistam dos Sonhos nunca. 



OC: - Como podemos apoiar o ministério e ficar por dentro de outras novidades? 
Temos nossas redes sociais, onde você pode nos apoiar e divulgar. Todas são @J5manga. Tem também o nosso canal no youtube, o J5 Mangá, onde você pode assistir nossos vídeos e ministrações lá. A gente sempre publica mais no Facebook e no Instagram. Segue lá as novidades. 

Esse ano colocamos o J5 Mangá como assunto principal da Escola Dominical, ou seja, as crianças de 9 à 11 anos estão estudando a Palavra de Deus com o J5, em todas as igrejas da Lagoinha e outras denominações.





OC: Obrigado pelas palavras Pr. Igor! Ficamos no aguardo pra mais novidades. Que Deus abençoe cada vez mais esse ministério.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]