Postagens





Olá amigos resgatados da morte para a vida pelo Salvador.
Hoje falaremos de uma série em especial que, assim como falamos de Jaspion (confirano link aqui), contém elementos cristãos a serem ressaltados e uma breve reflexão da obra diante dessas exposições.
Vocês conhecem Exceedraft?

Tokusou Exceedraft é décima primeira série da franquia Metal Hero (segmento da Toei que caracteriza heróis que lutam com um traje tecnológico) e a terceira e última de um subgênero identificado como Rescue Heroes (Heróis de Resgate).
Foi lançada em 2 de fevereiro de 1992, sucedendo Tokyu Shirei Solbrain e vemos novamente mais um esquadrão de resgate resolvendo crimes e socorrendo pessoas em catástrofes. Redder (Hayato Kano), Blues (Kouzaku Muraoka) e Keace (Ken Okuma) são os três guerreiros que arriscam a vida em prol das pessoas do Japão.


Hayato é o capitão da equipe do Exceedraft. Foi durante muito tempo um agente da famosa agência internacional Interpol. Um sujeito sério e responsável durante as missões e amável com crianças e seis amigos nas horas vagas.
Seu traje é o Trial jacket Draft Redder.

Kousaku foi o superintendente do departamento metropolitano de investigação.
É um rígido policial que é um dos integrantes do trio. Especialista em armas e com um senso de justiça bastante forte mas também bem humanitário. Em vários episódios, o policial se vê motivando criminosos a reconhecerem seus crimes e se reformarem como pessoas. 
Seu traje é o Trial Jacket Blues.

Ken é um um dos mais simpaticos policiais que compõe o Exceedraft. Anteriomente atuava como superintendente da brigada de fogo e da polícia. O carismático oficial também tem uma invejável habilidade com artes marciais sendo campeão de karatê 6 vezes seguidas.
Seu traje é o Trial Jacket Keace.
Até aqui aparentemente a série é inocente e simples como suas antecessoras não? Mas a partir daqui você verá como Exceedraft é cultuado e tem destaque por entre os fãs mais hardcore de tokusatsu por sua trama singular e pelos rumos da história se destoarem tanto para um seriado infantil.
!!!!!!!SPOILERS E UM AVISO!!!!!!!
A série toma liberdades poéticas usando as escrituras sagradas. Por motivo de roteiro, acreditamos que os produtores quiseram levar uma mensagem de autonomia e responsabilidade humana. Lamentavelmente muito do que vimos nessa, e outras séries, não reflete um caráter evangelizador, contudo vemos o peso cultural que o legado histórico de Deus por sua palavra passa em todas as nações. É importante evidenciá-lo, ainda que não seja da melhor forma executado. Vamos em frente...
A certa altura do seriado somos apresentados a Hayato, o capitão da equipe Exceedraft (Draft Redder) tendo constantes pesadelos com uma pequena garotinha que está fazendo uma contagem regressiva. A criança diz que está contando os dias para destruição da Terra, perturbando o rapaz.
 
Ao longo de uma série de conflitos seguintes, Hayato conhece a terrível verdade da atual condição e rumo que o planeta se encontra: no ápice do conflito cósmico entre Deus, representando a luz criadora, e o demônio, o condutor da morte e da escuridão.
A pequena garotinha se revela sendo uma personificação do anjo Miguel, que ajuda Hayato alertando sobre a ameaça. Contudo a presença angelical também se mostra um tanto desvirtuada de qualquer misericórdia para com a humanidade.
Miguel (Mika chan como foi apelidada por Hayato) constantemente vem ao encontro de Redder dizer quanto tempo o planeta tem até a destruição total.
Até a véspera do Natal, Mika começa a agir e a raptar crianças. Ela revela que estes seriam os últimos remanescentes da humanidade, pois ela julga que a humanidade inteira vai perecer junto com o demônio no fim, entretanto, as crianças não ficaram muito abertas a ideia, receando pela segurança dos seus pais. O Exceedraft se coloca contra os asseclas de Miguel para resgatar as crianças, a contragosto da entidade.
Os servos do bem e do mal se encontram
Nesse momento, Daimon (Satanás em pessoa) descobre a localização do arcanjo de Deus e manda seus lacaios das sombras em combate contra os anjos sagrados. Redder e seus amigos conseguem resgatar as crianças nesse meio tempo.
A partir de então começam as investidas do diabo contra a humanidade, ainda mais logo após a revelação à Ai Hyuga (que trabalha como suporte da equipe na base) de que ela está grávida de um filho de Deus, anunciada por Mika.


A garota fica confusa e foge de medo ao saber que incidentes com gestantes similares a ela estão acontecendo ao redor do mundo, tudo por obra do demônio. O Exceedraft novamente sai em resgate de sua amiga. Infelizmente, nos episódios seguintes, Daimon consegue manipular Blues e Keace e acabam destruindo a base da equipe. Juntamente com isso, as bases das empresas que Daimon controla pelo mundo destroem a camada de Ozônio, colocando a civilização no mais puro caos climático.
Sobrevivendo durante alguns meses depois no subterrâneo, Hayato, Ai e seu irmão Masaru lutam para sobreviver no mundo pós apocalíptico e acabam por chegar nas profundezas do lar de Daimon, aonde travam sua última batalha. No calor da luta, a energia do filho de Deus contida no ventre de Ai ressuscita Blues e Keace que entram na luta pra ajudar Redder que está sofrendo com os poderes do demônio. 
Com muito custo o Exceedraft derrota o demônio moderno e miraculosamente a Terra tem sua estrutura restaurada. Mika avisa que , vendo a bravura dos guerreiros, o juízo final é suspenso e que, a partir de agora, o céu passará a observar a humanidade que pode trilhar seu próprio caminho de agora em diante…
Vamos olhar com uma certa crítica agora sobre como o panorama profético foi inserido na série.
Lembrando que não estamos dizendo que a série é blasfema ou que vilipendia a fé, ela só explora o relato bíblico para construir sua reta final.
Quando a revelação começa a se desdobrar para o capitão Hayato através de Mika/Miguel, o rapaz chega até a pesquisar sobre as profecias pela própria bíblia, mas fica incrédulo diante dos acontecimentos que fogem a realidade normal. A revelação dos últimos acontecimentos do mundo certamente é uma verdade inconveniente e assombrosa diante do que está determinado para acontecer no mundo, mas o cerne central da profecia que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou não é sobre a devastação vindoura, mas a esperança de seu retorno, o que não é explorado na série por motivos óbvios (não é uma série evangelizadora e muito menos com rigor bíblico para com os acontecimentos).
 
O conflito cósmico aqui testemunhado aparentemente não tem foco na salvação da humanidade pecadora mas tão somente a eliminação do maligno na pele de Daimon. Mika chan (arcanjo Miguel) fala friamente a Hayato sobre a iminente destruição da Terra sem pestanejar ou se preocupar com os potenciais fiéis de Deus e o arrebatamento mostrado na série é muito superficial e egoísta sendo orquestrado pelo próprio arcanjo sem qualquer critério. As crianças mesmo estavam alheias a “benevolência” do anjo que saiu raptando as crianças na véspera de Natal (de forma bem cômica por assim dizer) usando um, pásmem, disco voador.
Os asseclas de Miguel trajados em virtude da ocasião do Natal.

A salvação é condicional, os salvos sabem e devem conhecer a promessa do resgate e a vida eterna, o que justifica, inclusive, nossa missão de levar o evangelho ao mundo, afinal como a misericórdia de Deus chegará a aqueles que desejam e precisam sem que a mensagem chegue?
Os heróis lutam desesperadamente com suas reles forças humanas sem qualquer suporte do Altíssimo. Por muitas vezes vemos os personagens atônicos diante da realidade avassaladora da destruição do mundo e do caráter odioso da própria humanidade. Sem as bases da fé e da certeza de que são amados e sustentados pelo Criador, houveram muitos momentos de desespero e melancolia preenchendo os personagens, levando a incompreensão e a culpabilização de Deus pelas catástrofes diante de seus olhos.




 
Um ponto a favor da trama foi no diálogo do último episódio onde Hayato compreende o plano do demônio desde o princípio.

 
O vilão na verdade fez tudo o que fez não somente para ceifar vidas, mas também almas corrompendo-as a fim de que, no inevitável Juízo Final, sob à regência do Filho de Deus, todos fossem amplamente condenados com ele à destruição, inclusive, antes mesmo da sua própria destruição, Satanás veria a humanidade se auto destruindo, o que de fato é a mais pura verdade com sabemos que haverá de acontecer nos momentos finais do mundo:
O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
 
Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

Apocalipse 20:10-15

Exceedraft cumpre com uma competência questionável de saltar os olhos o desfecho da linha dos heróis de resgate. Ótimos designs de personagens (no caso dos heróis), surpresas estranhas como os papais noéis servos dos anjos e os papais noéis negros servos do diabo e boas referências que não deixam de ser algo que, visto de forma otimista, espalha o evangelho para o leste asiático.
Nossa esperança fica de que, desde 1992, Deus, das formas mais inimagináveis, alcançou seus filhos durante todo esse tempo até que tudo se cumpra.
É previsível que a humanidade cada vez mais esteja buscando seus desejos em contrapartida a Deus. Todos os dias vemos o esfriamento de algum aspecto de amor transcendente e dos preceitos naturais e justos que Deus instituiu, mas sejamos perseverante e felizes por estarmos conscientes a tempo dessa condição e sejamos compromissados com nosso papel diante desse despertar em respeito e amor aos nossos próximos.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João - 16:33
Ao resgate dos nossos irmãos amigos.



5 comentários:

  1. "Nossa esperança fica de que, desde 1992, Deus, das formas mais inimagináveis, alcançou seus filhos durante todo esse tempo até que tudo se cumpra." Amém, Pierre, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façamos tudo o que pudermos até o fim dos tempos meu caro. Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
  2. Gosto muito dos posts do Pierre, pois são edificantes. As palavras são muito bem colocadas, transmitindo bom humor e conhecimento. Que Deus o abençoe 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisonjeado meu amigo. Que o pai nos inspire para que possamos fazer um bom serviço as pessoas. Obrigado pela visita e tudo de bom.

      Excluir
  3. Aproveite bem os tokusatsu meu amigo.
    Pode ser rasos em temas profundos concordo mas são recheados de boas lições, diversão e criatividade em sua composição.
    Sem duvida tem o dedo da criação divina ali.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]