Postagens


Olá meus amigos e filhos do dono das estrelas e tudo que há no céu e na Terra.

Dessa vez começaremos a falar de séries em especial de Tokusatsu. Introduziremos séries interessantes para que vocês conheçam esse extenso universo e também destacaremos o que acharmos edificantes nessas obras. 

Vamos falar hoje de uma série em especial que trata de espaço, lutas e uma jornada guiada por escrituras sagradas.

Jaspion (conhecido originalmente como 巨獣特捜ジャスピオン Kyõju Tokusou Juspion: "Investigador de Monstros Juspion") é uma das séries de tokusatsu mais aclamadas por aqui.

Sendo o quarto herói da franquia Metal Hero (segmento de heróis da Toei Company. que tem como principal característica uma armadura cibernética), sucedendo Shaider,  a série estreou 15 de março de 1985 e veio chegar aqui em fevereiro de 1988 pela TV Manchete, totalizando 46 episódios e um especial de retrospectiva da série (não exibido no Brasil).

A história mostra Jaspion e seu pai adotivo, o profeta Ejin, encontrando um fragmento da Biblia Galáctica, uma grande tabuleta escrita aos moldes dos 10 mandamentos dados a Moisés. O profeta revela que a palavra de Deus predizia que uma força maligna se revelaria e começaria uma onda de caos. Seu nome era Satangoss, a personificação de toda a energia ruim do Universo.

Impossível não aludi-lo ao clássico Darth Vader. Satangoss.


Com desejo por destruição a entidade tem o poder sobre os monstros, tendo a capacidade de levá-los ao estado selvagem quando atingidas por seus raios de ira.
Ejin então encarrega Jaspion de lidar com a ameaça seguindo a profecia, dando-lhe os aparatos de batalha e também a espaço-nave Daileon para caçar Satangoss no universo. Jaspion também tem por companhia a ginoide Anri, que ficaria encarregada de dar suporte e cuidados ao jovem guerreiro, e a pequena Mia, um ser especial salvo por ele em uma de suas missões.
Satangoss também não está sozinho, além de poder se utilizar de grandes bestas, o demônio também tem um filho chamado Macgaren (Mad Gallant no original) e sua tropa de bandidos e seres espaciais malignos.
A história vai mostrando a guerra do jovem lobo espacial contra as forças do mal que se instalam na Terra, vista como paraíso ideal para seu reino maligno pela abundante fauna de seres pré históricos mas Jaspion jamais permitirá que tenham sucesso.

Jaspion é uma perfeita combinação de elementos orientais do Tokusatsu com referências da cultura ocidental como uma história com viagens no espaço com uma pitada de mística de uma jornada guiada por uma profecia divina.

Apesar de não confirmado pela produtora (vale ressaltar) pode-se rastrear na série muitos elementos que tem similaridade com a cultura cristã a começar pelo nome de Jaspion: uma mescla de duas palavras ocidentais: Justice (justiça) e Champion (Campeão) formando o "Campeão da Justiça".

Jaspion pode ser comparado a Davi, ou a outros homens nas crônicas bíblicas, que, movidos pela vontade de Deus, operavam feitos inimagináveis para as pessoas comum, em virtude de que Deus estava a seu favor. 

Jaspion e seu tutor: O profeta Ejin.


Jaspion fora orientado por um profeta, no caso Ejin, que, a exemplo dos antigos profetas de Israel, é um mensageiro da palavra de Deus. 
Ao longo da série Ejin segue separado de Jaspion buscando conhecer a verdade da Bíblia Galáctica afim de ajudar seu pupilo. Ejin também era abençoado com extenso conhecimento científico, que o possibilitou criar uma extensa gama de maquinários a fim de ser usado na hora-chave da batalha: como naves, tanques, motos, a ginóide Anri, a roupa de batalha Metal Tech e o mega robô Daileon (Grande Leão, pegaram a referência?).
Deus provê o bem a quem lhe de fato pede:

"Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento."  
Provérbios 2:6

O arsenal de Jaspion.


A busca de Jaspion se mostra ao longo da série mais profunda com a revelação, novamente pela Biblia Galática, do chamado "Pássaro Dourado", essencial para a aniquilação de Satangoss. O elemento lembra muito o conceito da Fênix, mas também do Espírito Santo, comumente lembrado sob a forma de um pássaro em virtude da passagem sobre o Batismo de Cristo.

"Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 
 
Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, de quem me agrado". 

Mateus 3:16-17

O lendário Pássaro dourado.


A essência da entidade divina é revelada contida em 6 crianças irradiadas pela luz, (sendo a ultima um bebê em uma cápsula intergalática) representando que,segundo a vontade de Deus, mesmo seres tão pequenos são veículos de milagres e simbolo de humildade que podemos parafrasear com as palavras de Cristo sobre como se portar para o Reino dos Céus:



Naquele momento, os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?" Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
Mateus 18:1-4 

O exército de Satangoss também possui um certo misticismo misterioso que alude a certas ideias inspiradas pela Bíblia.
Seu filho Macgaren em sua própria essência de filho do mal é uma perfeita alegoria de Anti-Cristo. O perverso líder maquina todo tipo de plano que culmina em sofrimento e morte, coisas agradáveis a seu pai.

O filho do mal Macgaren.


O quarteto Quadridemo (悪の四天王 traduzido como os 4 reis malignos celestiais) pode ser aludidos a figura dos 4 cavaleiros do Apocalipse).

Os Quadridemos: Gyoru, Zampa, Iki e Purima respectivamente.
 
Jaspion é um seriado essencial para qualquer entusiasta de séries tokusatsu no Brasil. Ainda que não tenha sido a primeira, foi um dos marcos do segmento no país, sendo o estopim de uma avalanche de outras séries Tokusatsu que viriam a invadir vários canais brasileiros. Além disso as similaridades cristãs envolvidas na obra tanto do lado dos heróis como nos vilões fazem qualquer pessoa ocidental se sentir confortável com a mitologia da série.
Felizmente a série está oficialmente distribuída no Brasil tanto de graça como por meios pagos on demand.

Há uma expectativa enorme de um futuro filme homenageando os já 30 anos da série no Brasil por parte da Sato company, a detentora da marca do personagem no país. O filme segue em negociação para ser aprovado pela Toei e para captação de recursos. Temos que torcer.

Por fim o herói ganhará um mangá exclusivo com previsão de lançamento em 2020 pelas mãos dos experiente Michel Borges(arte) e Fabio Yabu(roteiro), que se mostram muito fãs de tokusatsu.



Segue links  de canais aonde é possível assisti-lo:

Tokusatsu TV: 
Canal oficial da Sato Company que disponibiliza Jaspion, Jiraiya e outros seriados tokusatsu em exibições semanais.

Playplus: 
Serviço de streaming da Rede Record que recentemente colocou Jaspion no catálogo.

Amazon: 
A Amazon Prime recentemente também colocou Jaspion e outros títulos de séries tokusatsu em seu catálogo.

Aproveitem.


 #SomosJaspion




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]