Postagens






Olá, pessoas, Feliz Natal!

Então, como post de Natal, comecei a pensar nos natais em animes, e lembrei de Sword Art Online (SAO para os mais íntimos). Esse post é baseado no episódio 3 do arco de Aincrad. Abaixo uma sinopse só pra relembrar a história.

--
Em um futuro próximo, foi lançado um Jogo de Realidade Virtual em Massa para Múltiplos Jogadores Online (VRMMORPG) chamado Sword Art Online, no qual os jogadores controlam seus personagens com o próprio corpo usando um dispositivo tecnológico chamado NerveGear. Um dia, os jogadores descobrem que não podem sair do jogo, pois o criador do jogo os mantêm presos a menos que eles cheguem ao 100º andar da Torre e derrotem o Boss final. No entanto, se eles morrerem no jogo, morrerão também na vida real. O enredo segue a história de um dos jogadores mais fortes do jogo, Kirito.
(Retirado quase integralmente do crunchyroll)
--

Gatos negros do Luar e a promessa não cumprida
 
Membros da guilda
No início do episódio, Kirito, que prefere ser um jogador solo, está participando de uma pequena guilda, a Gatos negros do Luar, na qual estão jogadores mais fracos que ele, e que não conhecem seu verdadeiro nível de força. Apesar disso, são todos amigos e determinados a crescer no jogo.

Dentre os jogadores da guilda, existe a Sachi, uma jovem sem muita habilidade para batalhas e que tem muito medo de morrer definitivamente naquele jogo. Ao ouvir ela dizer isso, ​Kirito faz uma promessa (talvez grande demais):

Promessa de Kirito a Sachi: "você não morrerá"

Porém, visto que não temos controle total nem sobre a nossa vida, nem sobre a nossa nem a dos outros, Kirito viu-se impossibilitado de cumprir a sua promessa. Em uma sala escondida nos calabouços do 27º andar, havia uma armadilha, e um a um, seus companheiros foram morrendo na sua frente; a última a partir foi Sachi, sussurrando algo que Kirito não pôde ouvir.

Gatos Negros do Luar emboscados na sala escondida

Sachi caindo ao perder sua vida

Aqui, Kirito somos nós, na arrogância de pensar que temos poder sobre o que acontece; e cheios de culpa por falharmos em coisas que nem sempre estão sob nosso controle.

Infelizmente, muitas vezes parece que coisas assim precisam acontecer em nossas vidas para recobrarmos a consciência de que somos cheios de limitações e falhas. É claro que uma das grandes lições em SAO é sobre superação, e não podemos perder isso de vista. Porém, conhecer até onde vão nossas capacidades e quais são nossas fraquezas também fazem parte da vida. Kirito, apesar de estar num nível mais alto que a maioria, não teve forças sozinho para cumprir a sua promessa.
A promessa que temos em Deus por Cristo é a de Ele estará conosco "até a consumação dos séculos" (Mt.28.20), e que n'Ele, não precisamos andar sozinhos e Sua força está conosco a cada dia. 

Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." 2 Coríntios 12.9


Nicholas, o Renegado

Alguns meses depois, é natal em Sword Art Online. Surge um boato de que há um evento de véspera de Natal: um monstro, "Nicholas, o Renegado", surgirá embaixo de um certo pinheiro e concederá um prêmio especial a quem o derrotar: um item para trazer de volta os mortos. Kirito, atrás desse item que poderia lhe trazer de volta a pessoa a quem jurou proteger, vai em busca de Nicholas.

Nicholas, o Renegado

 Após derrotar o monstro, uma descoberta indesejada: o item só servia para trazer alguém que fora morto nos últimos 10 segundos; não era suficiente para reviver seus antigos companheiros de guilda.
SMXL 
Uma coisa interessante sobre esse monstro é que ele é a imagem de um Papai Noel estranho, meio que transformado num grinch. O nome é bem sugestivo: Nicholas - de São Nicolau, nome do santo que inspirou a figura do Papai Noel; e Renegado - alguém que abre mão de suas antigas convicções e crenças. Nesse sentido, Nicholas representa um impostor, uma figura que era suposta a trazer o espírito natalino, mas que, em vez disso, está ali como inimigo no Natal.

Nicholas me faz pensar duas coisas:
Ele é um inimigo, e eles sempre existirão na nossa jornada em busca da vida, razão pela qual devemos estar sempre fortalecendo nossas convicções;
 2º Ele é necessário, pois somente ao ser derrotado é que a recompensa surgiria para o vencedor - as melhores recompensas costumam vir das mais difíceis batalhas.

Aqui, Kirito tentou novamente, por suas próprias forças, se redimir por sua falha. Apesar de derrotar o monstro, ele é forçado a encarar a realidade dos fatos. Muitas vezes, nós não aprendemos bem as lições que deveríamos, e Deus permite diversas outras situações, que vão moldando nosso caráter, nos convencendo das verdades que ignoramos, frustrando as falsas expectativas, tudo para que possamos ser cada vez mais dependentes dEle.

Após a batalha contra Nicholas e a frustração sobre o item ganho, Kirito chega em casa e recebe uma recompensa de onde não esperava...


A Mensagem




Em casa, Kirito recebe uma mensagem gravada por alguém que havia morrido, sua antiga companheira de guilda Sachi. Pensando na promessa de Kirito e receando de que ele se culpasse se algo desse errado, Sachi grava uma mensagem.
​​SMX
Kirito estava sendo corroído pela culpa por não ter salvado Sachi. Para ele, Sachi não estava mais viva por sua causa. Na mensagem, Sachi, como que adivinhando perfeitamente os pensamentos de Kirito, fala sobre todas as coisas: ela diz que se continuar assim, sem conseguir lutar contra os inimigos, ela logo irá morrer, e sua morte não será culpa de ninguém, apenas dela mesma; ela também diz que já sabia sobre o verdadeiro nível de Kirito, e que isso não a deixou com raiva dele, mas sim alegre por saber que estava com alguém tão forte.

Kirito buscava as últimas palavras de alguém amargurada, cheia de raiva, e estava disposto a carregar esse fardo, mesmo que fosse pesado demais para suportar. Porém, Sachi não estava assim: ela morreu sorrindo, se importando com Kirito até ao fim.

Diferente de Kirito, que não foi diretamente a causa da morte de Sachi, nós somos realmente culpados pela morte de Cristo - nossos pecados o levaram à morte. Jesus também morreu por nossa causa e, assim como Sachi, não nos apontou como culpados. Muito pelo contrário, ele se entregou à morte exatamente com esse objetivo: trazer o alívio  e a Paz que nossa alma tanto necessita. 

No Natal, Sachi lembra a Kirito de seus bons sentimentos por ele; no Natal, Cristo nos lembra de Seu Amor, o propósito de seu nascimento que anunciava a sua morte. Conhecendo Quem é aquele que nasceu, conhecemos sobre sua obra em nós, pois "o que Cristo oferece Ele é" (Ele é - Os Arrais).

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 9:6

Depois, Sachi diz para Kirito que ele deve viver; viver para ver o fim daquele mundo, o motivo de sua existência, a razão pela qual ela esteve ali e do encontro dos dois. Pra mim, é como se ela estivesse dizendo: "Viva muito, pense sobre tudo, as coisas fáceis e difíceis, encontre sentido em todas elas. Mesmo nesse mundo virtual, encontre o real sentido para a sua vida!" Isso me lembra o que Kirito uma vez disse a Asuna, que o mundo em que estão vivendo também é o mundo real, porque todas as suas experiências ali dentro são reais para eles.

|Kirito emocionado com a mensagem de Sachi

No fim da mensagem, Sachi usa o tempo restante para cantarolar uma canção para Kirito. Nesse momento, Kirito derrama suas lágrimas, com certeza com um coração muito mais leve do que antes. Aquela a quem ele não pôde salvar de alguma forma estava ali, tinha voltado por alguns instantes, não para condená-lo, mas sim para salvá-lo; Kirito encontrou redenção naquela caixa de presente; nós, numa manjedoura e numa cruz.

Essa é a verdadeira canção de Natal, uma canção de Redenção, em que Cristo nasce em nossos corações, limpa nossas consciências e nos traz uma nova Esperança de Vida, para aqui e para toda Eternidade!

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" João 1.12 


Fiquem na Paz!
-- 

por Alan Keuce 

"Seja alguém de quem o mundo não é digno"(paráfrase Hb.11.38) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]