Postagens



Olá novamente irmãos. Vamos a mais uma lista de achados da influência dos escritos do Senhor nas séries tokusatsu. 
Novamente encontramos mais alguns citações e licenças poéticas tiradas da bíblia e, digamos assim, sua mitologia e, bem como, o mais importante: aspecto significativo de algumas lições e do próprio Jesus nas obras de tokusatsu.

1 - Monstros com nomes bíblicos no Monsterverse

Monsterverse é a terminologia usada para designar o universo de filmes criado pela Legendary com os monstros da franquia Godzilla. A parceria com a Toho também permitiu que a Legendary também pudesse criar um novo panteão de criaturas para seus filmes. 
O curioso são os nomes importados de diversas mitologias ao redor do mundo e, como não poderia deixar de ser, há nomes tirados do livro mais importante da humanidade: a Bíblia. Vejamos alguns nomes:
 

Behemoth.

Fazendo sua aparição no filme Godzilla 2: Rei dos monstros, o titã com aparência híbrida de preguiça e mamute tem seu nome inspirado no ser fantástico mencionado por Deus em um diálogo com Jó no livro de mesmo nome:

"Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.

Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.

Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.

Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.

Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam.

Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama.

As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.

Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca.

Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?
"
 
Jó 40:15-24


Methuselah

Methuselah apareceu em alguns takes em Godzilla 2: Rei dos monstros, despertando ao chamado alpha de King Ghidorah. É dito como o monstro mais antigo do Monsterverse. 
Seu nome é derivado de um dos personagens descritos no livro de Gênesis mostrando a descendência humana após Adão. Methuselah é uma corruptela de Matusalém, descendente de Enoque e famoso por ter tido a maior longevidade, totalizando 969 anos

"E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.

E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.

E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
"

Gênesis 5:25-27


Alguns outros nomes oriundos da sagrada escritura também foram usados, sejam em citações rápidas no filme ou em outras obras adjacentes do Monsterverse como HQs e novels.

⦁  Leviathan: outro monstro oriundo do Livro de Jó;
⦁  Abaddon: que segundo dizem é o nome de um anjo da morte;
Dagon: um Deus dos povos inimigos de Israel que aparece no livro de Samuel.
 
2 - Denzi blue e o Emanuel 

Em Denzi Sentai Denziman, no episódio 44,  Daigoro Oume, o Denzi blue está voltando das compras com muitos Anpans, um tipo de doce que é seu favorito, quando ele avista um velho que lhe pede comida.  Ao se compadecer e ajudar o idoso, Daigoro é elogiado pelo velho que alude sua bondade a de Jesus Cristo, que, inclusive, vem a cabeça do rapaz.


É interessante as palavras do velho quanto a dizer "Deus no meio dos homens" por justamente isso ser uma das alcunhas proféticas de Cristo: o Emanuel (que significa Deus conosco).

3 - O poder da Cruz em Sun Vulcan.
 
No Super Sentai seguinte, Taiyou Sentai Sun Vulcan, há duas ocasiões bastante interessantes que ilustram a simbologia da cruz usada contra o mal. No episódios 34,  graças a magia negra da Rainha Hedrian, espiritos de mortos famosos são revividos: Conde Drácula, Billy The kid e Joanna D'ark. Quando o Drácula ataca uma amiga de Misa Arashiyama, a filha do lider dos Sun Vulcan, ela usa, para defender sua amiga, um colar de crucifixo apontando para o vampiro, que agoniza de dor.


No episódio duplo 36 e 37 conhecemos Himiko, uma freira que descende dos Denjinianos (Denzi Seijin no original), uma raça alienígena que apareceu em Denziman (Sun Vulcan e Denziman se passam no mesmo universo). A jovem se recolheu em um convento e decide viver como freira em razão de suas habilidades psiquicas até então incompreendidas. Em duas ocasiões o monstro da vez, Satan Monger, é afetado pela presença da cruz: na primeira, ao tentar rastrear as ondas psiquicas que perturbavam a Rainha Hedrian, o grupo de Satan Monger passa perto de uma igreja. Ao avistar a cruz na ponta do santuário, o monstro se sente atormentado. 


Na segunda ocasião, ao encontrar a Freira cara-a-cara, Satan Monger não consegue prevalecer contra seus poderes em razão do crucifixo que ela ostentava, sendo preciso Amazon Killer tirar o colar da noviça para que o monstro pudesse lutar com seu potencial pleno. 


4 - O monstro Sansão.

No episódio 47, ainda em Sun Vulcan, Amazon Killer sugere o uso de um monstro que seria o mais poderoso já fabricado pelo império Black Magma. Chamado de Sanson Monger, o nome empresta a inspiração do nome do herói bíblico Sansão, famoso pela força sobre-humana dada pela benção de Deus e que fora perdida em uma traição pela filistéia Dalila.





5 - O Salvador do "Supaidaman" 

No episódio 2 de Spiderman (série de tokusatsu feita pela Toei do homem aranha japonês ou "Supaidaman" como é chamado pelos fãs), Takuya Yamashiro, o homem aranha na história, visita o túmulo de seu falecido pai e, também, uma igreja próxima ao cemitério.
Ao entrar no lugar, o rapaz relembra os fatos em torno do que lhe aconteceu anteriormente: a morte de seu pai pelas do Exército da Cruz de Ferro e como Takuya se tornou o Homem Aranha. Ao lembrar de ter sido salvo por Garia, o alienígena do Planeta Spider, ele correlaciona o ato de autruismo de Garia como a atitude de um salvador. Fica inteligível a analogia de SALVADOR com Cristo sendo o símbolo de tal adjetivo, pois ele enxerga Garia no rosto de Jesus no centro da Igreja.



Como é bom encontrar rastros da influência da nossa fé até do outro lado do mundo não acham?

Pra quem não viu a parte um:

5 referencias bíblicas ou cristãs  em séries tokusatsu- Parte 1.

Encontraram alguma? Diz pra gente aqui.

Fiquem com Deus.


 









2 comentários:

  1. Manoo,eu fiquei muito feliz em encontrar esse canal!Eu gosto muito da lingua Japonesa e do país em sí,e fiquei muito feliz por ver o trabalho de vocês,levando o Amor de Deus❤.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Nosso humilde trabalho eh coletar aonde pudermos enxergar essas pistas e boas inspirações que o nosso Pai das luzes nos proporciona.
      Fique com Deus e continue nos acompanhando.

      Excluir

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]