Postagens



Saudações irmãos de batalha e de gostos. Em meio às explosões ao fundo e faíscas soltas a cada golpe levado, os heróis de tokusatsu nos ensinam muitas coisas. Além de lições de vida, cidadania e amor, varias menções didáticas de diversas áreas são mencionadas. Hoje falaremos de algumas menções ligadas à história cristã ou citações de histórias comuns oriundas da Bíblia que foram mencionadas nas produções tokusatsu. Fiquem à vontade e vamos a lista.

1- Legião em Gamera 2. 


Duelo de Titãs.
Gamera é outro grande Kaiju famoso ao lado de Godzilla. A tartaruga voadora tem muita história e varias menções na cultura pop, além de lutar contra o mal em defesa das crianças e do planeta.
Em seu segundo filme da era Heisei Gamera 2 - Ataque de Legião, quando o monstro alienígena ataca pela primeira vez com uma revoada de insetos, um dos soldados acaba batizando a criatura como Legiao em virtude de uma passagem bíblica que narra um dos feitos de Cristo, onde ele expulsa uma horda de demônios que habita um homem e que se identificavam como Legião.

“E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

Marcos 5:1-13 “


2 - Ichthys



Tokusatsu Gagaga é um divertido dorama que conta a história de Kano Nakamura, uma jovem comum japonesa que, em segredo, ama séries tokusatsu. 
No primeiro episódio a moça busca uma amizade que compartilhe do seu hobby ao mesmo tempo em que tenta manter seu segredo. Ao pensar em uma estratégia usando um pequeno chaveiro é mencionado que tal plano é inspirado na maneira ao qual se comportavam os antigos japoneses cristãos no período feudal. Para contornar a perseguição e encontrar quem também fosse fiel da palavra de Cristo, os cristãos se comunicavam fazendo o símbolo do peixe no chão onde fazendo uma ponta do peixe, o outro deveria completar o desenho. 
Ichthys é o nome dado a esse desenho de peixe: "o peixe cristão".





3 - Monte Ararat em Ultraman.

O segredo de Noé.
No clássico Ultraman de 1969, no episódio 07, a patrulha cientifica desembarca na Turquia em uma cidade isolada e lendária próximo ao monte Ararat , local onde Noé desembarcou após o dilúvio. Curioso na história é que ela relata que o antigo servo de Deus teve um encontro com um Ultraman na história. Muito interessante não? 

  
4 -Barão Owl em Jiraiya.

Um ninja que não esconde sua fé.
Jiraiya, o incrível ninja foi outra série bastante lembrada pelos brasileiros. 
A corrida pelo tesouro do século intitulado Pako, move o mundo dos ninjas em sua busca. Duas famílias detém as chaves do paradeiro do mesmo: a família Yamaji (a família do nosso herói Toha Yamaji/Jiraiya) e a família do Clã de feiticeiros (os rivais comandados pelo ninja Dokusai). 
No meio do panteão dos ninjas do mundo (os ninja do império Ninja como é chamado na história), um destaque para nós crentes é o Ninja Barão Owl (城忍 フクロウ男爵, Jōnin Fukurō Danshaku, Ninja do Castelo Barão Coruja no original).
O Ninja é descendente e também tem o visual de um templário. Seu objetivo é usar o tesouro do século para acabar com a miséria do mundo, além de consagrar o tesouro a Deus e à memória de seus ancestrais.
 

5 - Barrabás em Maskman.

Defensores da luz Maskman foi uma das 4 séries Super Sentai exibidas no Brasil. Maskman nos mostra 5 artistas marciais que detém o poder da aura humana e combatem o império subterrâneo Tube. Um dos generais do império se chama Barrabás (Barraba no original) e tem seu nome inspirado no bandido que foi dado o perdão do império romano ao invés de Cristo.

Gostaram? Você já encontrou algum referencial biblico/cristão dentro de alguma série? Se acharmos mais podemos fazer mais uma lista.

Até já. Fiquem com Deus.



2 comentários:

  1. Em Ultra Seven temos o clássico episódio da crucificação. Eiji Tsuburaiya, criador de Ultraman e Ultra Seven era cristão católico.

    Não sei se isso que vou citar agora é referência ou devaneio mas ainda em Ultra Seven, percebemos que Dan (alter ego de Seven) tem uma amizade um pouco maior com Amagi, o mais jovem do Esquadrão Ultra. Não sei é referência a João, irmão de Tiago, pois João era o mais jovem dos discípulos e referido como "o discípulo que Jesus amava"




    Em Cybercops temos a Unidade Lúcifer. E ao contrário dos outros Cybercops, ele é chamado de Lúcifer tanto na forma civil, quanto transformado.



    Em Jiraiya, além do Dokusay ser uma representação do demônio ocidental, temos uma armadura amaldiçoada chamada Satan, o personagem David Cat no original é chamado de Devil Cat, a bruxa Manin Luani estava enterrada na Turquia e selada com um crucifixo, quanto Tetsuzan joga a espada dela na água no fim do episódio, ele faz o sinal da Cruz. Ainda em Jiraiya, o Dellstar é chamado no original de Demonstrar, e sua espada é chamada de Espada Satan.

    Em Kamen Rider Black, a arma do imperador secular é o Sabre Satan.
    Num dos movies de Black, ele está preso acorrentado quando clama pela ajuda de Deus e as correntes quebram.

    Em Spectreman, o vampiro espacial Vordalak é derrotado com uma cruz de madeira que um alien fez para Spectreman. O alien ainda ora em seu leito de morte com as mãos juntas como nós fazemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas. Anotadas e estarão numa futura lista.

      Excluir

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]