Postagens


 
Fala pessoal. Tudo bem com vocês? ESTAMOS DE VOLTA!!

Desculpem o hiato novamente, mas esse ano eu estou me limitando na parte de entretenimento somente as séries Super Sentai.
Pra quem não sabe, se trata dos seriados onde vemos um grupo de heróis multi-coloridos combatendo monstros em grupo e usando robôs gigantes. 
 
É através dessa franquia que a base para o seriado dos Power Rangers é feita. Super Sentai para o Japão. Power Rangers para o mundo.
 
Decidi que esse ano eu vou encerrar a franquia como um todo e estou me empenhando em ver duas séries por mês (ao fazer esse post eu me encontro na trigésima série de 45 no total), por essa razão as referências desse post serão concentradas nos últimos sentais que vi, mas são tão valiosas quanto às anteriores. Vamos à lista?

1 - Moisés em Timeranger.

 


 
No episódio 20 de Mirai Sentai Timeranger, com a chegada do novo Mecha Time Shadow, o novo maquinário, assim como os outros vindos do ano 3000, são enviados do futuro e, entre a viagem do futuro ao presente, passam por diversos momentos da história.
Um especial chama a atenção por mostrar a gigante máquina voadora passando por cima do mar vermelho dividido por Moisés, surpreendendo o servo de Deus.

2 - O Triceratops abençoado.

 


 

No episódio 36 de Bakuryuu Sentai Abaranger, Kera, o mecha Triceratops, vive um dia como ser humano por conta de um desejo feito em uma noite especial.
Ao final do episódio ele e seu amigo Yukito Sanjou, o Abare Blue, se perguntam como isso foi possível.
Kera chega a dizer que tenha sido Deus que concedera tal dádiva e eis que dos céus Deus e um anjo olham para a Terra.

 

 
O anjo indaga do por que do Senhor ter feito isso e o Todo Poderoso diz que se compadeceu de Kera pois, segundo ele, humanos e dinossauros são seres diferentes, mas que possuem o mesmo espírito, espíritos de graça e beleza.
O interessante é que a representação de Deus na obra japonesa foi retratada a moda ocidental, ainda que sob efeito de humor.
 


 

3 - Crucificando o mal.

 

 
No episódio 12 de Mahou Sentai Magiranger, para salvar Houka, a Magipink, os Magirangers confrontam Vancuria, a rainha vampira, que mantinha a irmã do quinteto sobre seu controle. Após uma brecha dada por Houka para atacar Vancuria, os quatro Magiranger usam o ataque Magi Cross Boomerang que, ao atingir a besta infernal, automaticamente a crucifica e a destrói. Novamente a cruz é invocada no tokusatsu como item clássico contra vampiros.
 

4 - O Anel de Salomão.

 

 
No episódio 22 de Go Go Sentai Boukenger, os heróis lutam contra a organização Dark Shadow e seu monstro Zukangami que tem a habilidade de transformar pessoas em animais.
 
 

 
O plano é usar um pelotão de animais como agentes de sua organização e para controlá-los os vilões detém o Anel de Salomão, uma relíquia que tem a habilidade de se comunicar com animais. Na base Sakura/Bouken Pink diz que o anel pertence ao lendário rei de Israel evidenciando de fato que o anel pertence ao sucessor do rei Davi.

5 - O Fruto Proibido.

 

 
No episódio 25 ainda em Boukenger, os aventureiros são informados que foi detectado a árvore do fruto do conhecimento. Tal fruto dá infinita sabedoria ao seu consumidor. Dark Shadow envia um monstro débil chamado Akutagami para pegar o fruto mas ele acaba comendo a iguaria se tornando muito sábio e independente.
 
 
O monstro começa a agir por conta própria renegando a organização e buscando um propósito que acaba sendo salvar a humanidade (de forma heterodoxa).
 

 
Muito provavelmente a inspiração da relíquia do episódio tenha sido a árvore do conhecimento do bem e do mal descrita em Gênesis que caracterizou o pecado original da humanidade:


Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali co­locou o homem que formara. Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:8-9 
 
 
Gostaram das últimas curiosidades? Esperamos encontrar mais nos próximos seriados que vamos consumindo.

Veja nossas últimas postagens do tema:

3 comentários:

  1. Gostei muito dessas curiosidades! Dá gosto ver isso no entretenimento. Cultura e conhecimento de forma leve e descontraída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Karen. Pois é, a gente assiste pra relaxar mas se traz algo mais pra vida melhor ainda e com certeza se for uma coisa transcendental.

      Excluir
  2. Eu queria dizer que o canal de Youtube que é do pessoal do Exército de Salvação está postando diáriamente devocionais baseadas em animes! O canal se chama Juventude Salvacionista Brasil. Vou deixar o link de um dos devocionais para darem uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=bNYcFD62pzQ&t=4s

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]