Postagens

Olá pessoal, nossa há quanto tempo né?

Perdoem-nos o hiato, tantas lutas, tantos golpes recebemos nos últimos tempos não acham? O mundo e sua ruína não são fáceis...

Ao mesmo tempo em que a inspiração não vem (talvez em virtude desses infortúnios da atualidade que nos tiram o sono), mas cá estamos de novo e vos convido a voltar também, mas voltar para a comunhão com Nosso Senhor, ele há de nos sustentar, nos mover e inspirar nesses momentos difíceis. Creiamos nisso.

Bom conseguimos mais uma rodada dessa série que já é tradição no blog.

Vocês lembram como era? Evidenciamos momentos nas séries tokusatsu onde algum aspecto da nossa fé se sobressaiu ou algum momento que aluda as escrituras ou costumes cristãos que tenham aparecido em algum seriado.

Vamos ao nosso TOP 5 Toku referências cristãs:

 

1- Fazer o bem sem olhar a quem.


No episódio 14 de Choujuu Sentai Liveman, Yuusuke , o Red Falcon, é pego em uma armadilha pelo Dr. Ashura, um dos vilões principais da série.

Transformado em um imã humano, Yuusuke acaba causando alguns acidentes e deixando a população revoltada por conta dos estragos involuntários que causou. Com isso, o líder vermelho começa a questionar se sua luta em defesa das vidas humanas realmente valia a pena.


Megumi, a Blue Dolphin, se entristece de ter ouvido essas palavras e, trajando roupas de freira, faz questão de relembrar os ideais de batalha que movem a equipe. Ostentando um crucifixo, a jovem declara que o que fazem não é por aplausos ou admiração dos outros:

 

" - Você lutou até agora com toda a sua força, sem pedir por nenhum reconhecimento.
- Sem pedir por nada.
-Você esqueceu disso?" 

Interessante notar que a jovem escolheu por se fazer de uma freira e disse tais coisas com a cruz a frente de suas palavras, evidenciando que independente de quem seja, devemos ser amáveis com todos, do mesmo modo como Cristo fez com seu sacrifício, afinal ele era inocente e escolheu salvar todos os que erraram.

 

2 - O vilão arrependido.

 

Nos episódios 46 e 47 ainda em Liveman, vemos o retorno de Go Omura, que anteriormente foi parte do trio de vilões como o horrendo Dr. Obler. 

Após alguns acontecimentos ele recuperou a forma de um ser humano e voltou para a Terra para viver ao lado de sua mãe. No arco final da série ele é visto frequentando uma igreja que logo é alvo das naves inimigas do império Volt.

 

Ele também tenta persuadir sua antiga colega, Dr. Mazenda, a abandonar Volt, revelando que ela é apenas um instrumento de um plano maligno maior.

Ao presenciar a morte da vilã, Go chora sobre o leito de morte da antiga companheira e exclama segurando um crucifixo:

 
"Senhor Deus, o Senhor não perdoou Mazenda por seus crimes?"


Já os Liveman revelam que o que realmente aconteceu foi que Mazenda aceitou seu fim reconhecendo seus crimes, sendo essa a sua redenção.

 

 

3- Saturno clamando a Jesus Cristo.

 

 
No episódio 10 de Cybercops - Os policiais do futuro, ao investigar uma casa com fenômenos sobrenaturais, Saturno e Tomoko fogem de um fantasma samurai. Por usar uma unidade Cyber, Saturno é forçado por Tomoko a enfrentar a assombração. Morrendo de medo, o policial clama a Deus, Buda e até Jesus Cristo antes de enfrentar a criatura, inclusive fazendo o sinal da cruz. O momento é engraçado deveras.

 

4 - O cachorro de Deus.

 
No episódio 13 de Chouriki Sentai Ohranger, Momo, a Ohpink conhece Johnny, um pastor alemão que a ajuda a escapar de uma cilada do império Baranoia. O cachorro é conhecido na região como o Cachorro de Deus, por seus feitos de bondade indo ao socorro de perdidos na montanha e orientando as pessoas ao seu resgate.
O animal acaba ajudando demais a membro rosa da equipe e quase morre diante dos ataques da fera mecânica Baramagma, mas volta ao fim do episódio para a felicidade do super esquadrão, o qual o reconhece como uma dádiva divina que veio ao seu socorro.
Obviamente aqui não é apontado em si algo bíblico mas a ideia geral de que Deus nos socorre é algo digno de ser evidenciado.

 

5- A crucificação da irmandade Ultraman na Gólgota.

 

 
Em Ultraman Ace, nos episódios 13 e 14, os cinco Ultraman (Zoffy, Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Ace) são encurralados no planeta Golgota, um planeta localizado no anti-espaço, uma dimensão invertida do universo habitual.
Lá os guerreiros encontram 5 cruzes com seus nomes incrustados, onde quatro deles são presos, com exceção de Ace.
Além disso, os responsáveis pela armadilha também enviam um monstro a Terra com nome bem peculiar: Barrabás.



 

Episódios de crucificação no tokusatsu são muitos comuns, contudo eles não são tão enfáticos em aludir a prática a história cristã, mas nesse caso a menção bíblica é nítida já que ao avistar o planeta Golgota, um dos membros do esquadrão TAC, diz que o nome não é estranho, sendo plenamente respondido por um deles sobre a origem do nome ser o local onde Cristo fora crucificado.

 

 

O planeta Golgota, também tinha a aparência de um crânio humano, da mesma forma que o calvário do relato da crucificação também aparentava ter, além disso o próprio termo Golgota significa "Caveira".

O episódio é um dos mais emblemáticos da franquia Ultraman e ganhou diversas representações feitas por fãs e até produtos como action figures do episódio onde Ace confronta o famoso monstro robô Ace Killer em frente aos seus irmãos crucificados.

 

 

 

Agradecimentos ao amigo Venâncio do Visão Tokusatsu que compartilhou a informação dessa referência na franquia Ultra. Curtam a página (clique aqui) e fiquem mais inteirados sobre o tokusatsu e também o seu blog aqui (clique aqui).


Gostou de mais essa rodada?

Já viu as outras? Não? Então fique a vontade parar ler as duas ultimas partes:

5 Referências Bíblicas ou Cristãs em Séries Tokusatsu - Parte 2

5 Referências Bíblicas ou Cristãs em Séries Tokusatsu - Parte 1

Lembra de alguma? Conta pra gente nos comentários. Até a parte 4.

Obrigado novamente e fiquem com Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário :D

Bottom Ad [Post Page]